domingo, 3 de março de 2013


Empreendedorismo

Palavras Chaves: Objetivo, Inovação, Oportunidades, Negócios e Planejamento.

O que é O Empreendedorismo?
Segundo Dolabela (2006) "empreendedorismo não é um tema novo ou modismo: existe desde sempre, desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar as relações do homem com os outros e com a natureza”. O Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que juntos, levam à criação de ideias e transformações em oportunidades e através da sua perfeita aplicação leva à criação de negócios de sucesso. O empreendedorismo no Brasil ganhou força no Brasil a partir de 1990, com a abertura da economia que propiciou a criação de entidades como SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software). Antes desse momento o termo empreendedor era desconhecido, e a criação de pequenas empresas era limitado e econômico do País. Isso não significa que não existiram empreendedores, porém muitos deles atuaram em um cenário obscuro, deram o possível de si, mesmo sem conhecer a parte financeira, marketing, organização e outros conteúdos da empresa. Já nos Estados Unidos, o conceito de empreendedorismo tem maior impacto devido ao forte capitalismo. Após várias tentativas de estabilização da economia e da imposição advinda do fenômeno da globalização, as grandes empresas tiveram de procurar alternativas para aumentar a competitividade, reduzir os custos e manter-se no mercado. A ênfase ao empreendedorismo surge muito mais como consequência das mudanças tecnológicas e sua rapidez, e não apenas como um modismo. Por isso o momento atual pode ser chamado de era do empreendedorismo.
 O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados, são extremamente atentos as novidades e conta com uma visão muito sistêmica. Em qualquer definição de empreendedorismo encontram-se pelo menos, os seguintes aspectos referentes ao empreendedor: Iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz. Ter o Dever de saber introduz inovações em uma organização, provocando o surgimento de valores adicionais. Orientar as decisões devido aos fatores externos, ambientais e sociais, O que conta não é ser o primeiro a pensar e ter uma ideia revolucionária, mas sim o primeiro a identificar uma necessidade de mercado e saber como atendê-la e aplica lá, antes que outros o façam. Sempre detectar uma oportunidade. Não significa que uma ideia revolucionária não seja capaz de dar início a empresas de sucesso. Um empreendedor é um administrador, necessita ter conhecimentos administrativos, ter uma política para a empresa, ter diligência, prudência e comprometimento.






ADMINISTRADOR x EMPREENDEDOR
Quando se compara o papel e função do administrador com o do empreendedor vemos muita semelhança entre ambos, isto é, o empreendedor é um administrador mais com alguns pontos convergentes em relação à média dos gerentes ou executivos, pois os empreendedores são mais visionários do que a maioria dos gerentes comuns.
O administrador se enquadra no mundo corporativo. Ele está mais relacionado aos processos gerenciais, à solução de conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a empresa. Enquanto que, o empreendedor nem sempre se faz presente nas corporações e ainda privilegia as pessoas como fonte de obtenção de resultado é uma pessoa que tem coragem para ousar, talvez abrir um novo empreendimento, fazer algo ou criar uma ideia nunca vista antes. 
Um empreendedor está sempre:
- Com foco no futuro.
- Com uma Visão mais ampla.
- Com uma linha para os negócios que ao mesmo tempo se compara ao administrador.
- Saber armar uma Estratégia.
Seria impossível escolher um destes perfis como melhor que o outro, Afinal o ideal é que todo administrador seja empreendedor e vice-versa, porém isso nem sempre se faz necessário, depende da posição que o sujeito ocupa numa empresa. É daí que se surge um conceito de extrema importância chamado Estratégia.

A Estratégia, conceito essencial.
Segundo Cavalcante. “A estratégia é uma ferramenta muito poderosa, que envolve um conjunto de regras para uma futura tomada de decisão, quando ela é aplicada corretamente e faz com que os objetivos da organização sejam alcançados mais rapidamente”.
Segundo Porter (1986) “a essência da formulação da estratégia para a abordagem competitiva é relacionar uma empresa ao meio ambiente competitivo [...]”.
Conforme o dito de Porter para estipular a estratégia tem que saber o ambiente competitivo que a empresa irá atuar e visualizar o objetivo, a estratégia não é apenas planejar, mas pensar e agir. Existem três tipos de estratégia funcional, operacional e coorporativa; onde a estratégia funcional é traçada de acordo com o ambiente de atividade, estratégia operacional é uma linha que é traçada, para que possa conduzir o dia-a-dia da organização, por fim a estratégia corporativa junta todos os negócios da organização que se dispõe a atuar, dentro dela temos três pontos relevantes para a tomada da decisão:
1º Em que tipo de mercado a empresa deve agir?
2º Qual objetivo de cada parte do mercado?
3º Como os recursos devem ser colocados para que possa ser realizado o objetivo?
E seguindo destes pontos, surge a pesquisa de mercado, que é uma arma de inovação utilizada pelo empreendedor para se ter uma visão ampliada das necessidades do consumidor e assim surgir novas ideias e oportunidades. A pesquisa de mercado é uma busca minuciosa para a averiguação da realidade. Investigação e estudo, minucioso e sistemático, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer do conhecimento. Inclui fatos referentes aos problemas relacionados à transferência e venda de mercadorias e serviços do produtor ao consumidor. A pesquisa pretende agir e pensar como o consumidor; Uma boa pesquisa parte de princípios como, o olhar atento, as questões objetivas visando sempre uma reposta mais clara, criar a segurança da pesquisa, ou seja, a veracidade daquilo que precisa ser analisado.
Por fim, Para que o projeto futuro obtenha sucesso deve ser feito um planejamento estratégico com previsões em longo prazo, mas o mesmo também tem que ser sempre atualizado com as novidades do mercado, o que se torna a principal ferramenta do empreendedor. Numa visão geral sobre empreendedorismo, ele é uma diretriz que deve ser cada vez mais aplicada e estudada dentro das empresas, criando o desempenho correto e estudado minuciosamente para que á longos prazos, para que gere os lucros, as oportunidades, as inovações e o crescimento necessário para sua empresa continuar seguindo no mundo dos negócios. E ver que os empreendedores são verdadeiros estrategistas e construtores preocupados em cada vez mais crescer. 

 

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