Empreendedorismo
Palavras Chaves: Objetivo, Inovação, Oportunidades, Negócios e Planejamento.
O que é O Empreendedorismo?
Segundo Dolabela (2006) "empreendedorismo não é
um tema novo ou modismo: existe desde sempre, desde a primeira ação humana
inovadora, com o objetivo de melhorar as relações do homem com os outros e com
a natureza”. O Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que
juntos, levam à criação de ideias e transformações em oportunidades e através
da sua perfeita aplicação leva à criação de negócios de sucesso. O
empreendedorismo no Brasil ganhou força no Brasil a partir de 1990, com a
abertura da economia que propiciou a criação de entidades como SEBRAE (Serviço
Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e SOFTEX (Sociedade Brasileira
para Exportação de Software). Antes desse momento o termo empreendedor era
desconhecido, e a criação de pequenas empresas era limitado e econômico do
País. Isso não significa que não existiram empreendedores, porém muitos deles
atuaram em um cenário obscuro, deram o possível de si, mesmo sem conhecer a
parte financeira, marketing, organização e outros conteúdos da empresa. Já nos
Estados Unidos, o conceito de empreendedorismo tem maior impacto devido ao
forte capitalismo. Após várias tentativas de estabilização da economia e da
imposição advinda do fenômeno da globalização, as grandes empresas tiveram de
procurar alternativas para aumentar a competitividade, reduzir os custos e
manter-se no mercado. A ênfase ao empreendedorismo surge muito mais como
consequência das mudanças tecnológicas e sua rapidez, e não apenas como um
modismo. Por isso o momento atual pode ser chamado de era do empreendedorismo.
O
empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para
capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados, são extremamente atentos as
novidades e conta com uma visão muito sistêmica. Em qualquer definição de
empreendedorismo encontram-se pelo menos, os seguintes aspectos referentes ao
empreendedor: Iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz. Ter
o Dever de saber introduz inovações em uma organização, provocando o surgimento
de valores adicionais. Orientar as decisões devido aos fatores externos,
ambientais e sociais, O que conta não é ser o primeiro a pensar e ter uma ideia
revolucionária, mas sim o primeiro a identificar uma necessidade de mercado e
saber como atendê-la e aplica lá, antes que outros o façam. Sempre detectar uma
oportunidade. Não significa que uma ideia revolucionária não seja capaz de dar
início a empresas de sucesso. Um empreendedor é um administrador, necessita ter
conhecimentos administrativos, ter uma política para a empresa, ter diligência,
prudência e comprometimento.
ADMINISTRADOR
x EMPREENDEDOR
Quando se compara o
papel e função do administrador com o do empreendedor vemos muita semelhança
entre ambos, isto é, o empreendedor é um administrador mais com alguns pontos
convergentes em relação à média dos gerentes ou executivos, pois os
empreendedores são mais visionários do que a maioria dos gerentes comuns.
O administrador se enquadra no mundo corporativo. Ele está mais relacionado aos processos gerenciais, à solução de conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a empresa. Enquanto que, o empreendedor nem sempre se faz presente nas corporações e ainda privilegia as pessoas como fonte de obtenção de resultado é uma pessoa que tem coragem para ousar, talvez abrir um novo empreendimento, fazer algo ou criar uma ideia nunca vista antes.
O administrador se enquadra no mundo corporativo. Ele está mais relacionado aos processos gerenciais, à solução de conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a empresa. Enquanto que, o empreendedor nem sempre se faz presente nas corporações e ainda privilegia as pessoas como fonte de obtenção de resultado é uma pessoa que tem coragem para ousar, talvez abrir um novo empreendimento, fazer algo ou criar uma ideia nunca vista antes.
Um empreendedor está sempre:
- Com uma Visão mais ampla.
- Com uma linha para os negócios que ao mesmo tempo
se compara ao administrador.
- Saber armar uma Estratégia.
Seria impossível
escolher um destes perfis como melhor que o outro, Afinal o ideal é que todo
administrador seja empreendedor e vice-versa, porém isso nem sempre se faz
necessário, depende da posição que o sujeito ocupa numa empresa. É daí que se
surge um conceito de extrema importância chamado Estratégia.
A
Estratégia, conceito essencial.
Segundo Cavalcante. “A
estratégia é uma ferramenta muito poderosa, que envolve um conjunto de regras
para uma futura tomada de decisão, quando ela é aplicada corretamente e faz com
que os objetivos da organização sejam alcançados mais rapidamente”.
Segundo Porter (1986)
“a essência da formulação da estratégia para a abordagem competitiva é
relacionar uma empresa ao meio ambiente competitivo [...]”.
Conforme o dito de
Porter para estipular a estratégia tem que saber o ambiente competitivo que a
empresa irá atuar e visualizar o objetivo, a estratégia não é apenas planejar,
mas pensar e agir. Existem três tipos de estratégia funcional, operacional e
coorporativa; onde a estratégia funcional é traçada de acordo com o ambiente de
atividade, estratégia operacional é uma linha que é traçada, para que possa
conduzir o dia-a-dia da organização, por fim a estratégia corporativa junta
todos os negócios da organização que se dispõe a atuar, dentro dela temos três
pontos relevantes para a tomada da decisão:
1º Em que
tipo de mercado a empresa deve agir?
2º Qual
objetivo de cada parte do mercado?
3º Como os recursos
devem ser colocados para que possa ser realizado o objetivo?
E seguindo destes pontos,
surge a pesquisa de mercado, que é uma arma de inovação utilizada pelo
empreendedor para se ter uma visão ampliada das necessidades do consumidor e
assim surgir novas ideias e oportunidades. A pesquisa de mercado é uma busca
minuciosa para a averiguação da realidade. Investigação e estudo, minucioso e
sistemático, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos
a um campo qualquer do conhecimento. Inclui fatos referentes aos problemas
relacionados à transferência e venda de mercadorias e serviços do produtor ao
consumidor. A pesquisa pretende agir e pensar como o consumidor; Uma boa
pesquisa parte de princípios como, o olhar atento, as questões objetivas
visando sempre uma reposta mais clara, criar a segurança da pesquisa, ou seja,
a veracidade daquilo que precisa ser analisado.
Por fim, Para que o projeto futuro
obtenha sucesso deve ser feito um planejamento estratégico com previsões em
longo prazo, mas o mesmo também tem que ser sempre atualizado com as novidades
do mercado, o que se torna a principal ferramenta do empreendedor. Numa visão
geral sobre empreendedorismo, ele é uma diretriz que deve ser cada vez mais
aplicada e estudada dentro das empresas, criando o desempenho
correto e estudado minuciosamente para que á longos prazos, para que gere os
lucros, as oportunidades, as inovações e o crescimento necessário para sua
empresa continuar seguindo no mundo dos negócios. E ver que os empreendedores
são verdadeiros estrategistas e construtores preocupados em cada vez mais
crescer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário