Resenha do 1°artigo sobre empreendedorismo
Palavras chaves: Analises, oportunidades, inovação, riscos e mercado.
Palavras chaves: Analises, oportunidades, inovação, riscos e mercado.
Segundo Dolabela (2006)
"empreendedorismo não é um tema novo ou modismo: existe desde sempre,
desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar as relações
do homem com os outros e com a natureza".O
Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que juntos, levam à
criação de ideias e transformações em oportunidades e através da sua perfeita
aplicação leva à criação de negócios de sucesso.
O empreendedorismo tem sido um conceito que vem se
difundindo muito no Brasil, pelo fato do surgimento das pequenas empresas,sua
preocupação e suas necessidades de crescer frente ao mercado, já nos Estados
Unidos, o conceito de empreendedorismo tem maior impacto devido ao forte
capitalismo.
Após várias
tentativas de estabilização da economia e da imposição advinda do fenômeno da
globalização, as grandes empresas tiveram de procurar alternativas para
aumentar a competitividade, reduzir os custos e manter-se no mercado. A ênfase
ao empreendedorismo surge muito mais como consequência das mudanças tecnológicas
e sua rapidez, e não apenas como um modismo. Por isso o momento atual pode ser
chamado de era do empreendedorismo, Os empreendedores são pessoas
diferenciadas, que possuem uma motivação singular, apaixonadas pelo que fazem e
não se contentam em ser apenas mais uns na multidão, querem ser reconhecidos e
admirados pelo seu trabalho, querendo deixar um legado. O empreendedor é aquele
que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela,
assumindo riscos calculados,é extremamente atento as novidades e conta com uma
visão muito sistemica. Em qualquer definição de empreendedorismo encontram-se
pelo menos, os seguintes aspectos referentes ao empreendedor: Iniciativa para
criar um novo negócio e paixão pelo que faz. Um dos principais atributos do empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e
buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Deve saber
introduz inovações em uma organização, provocando o surgimento de valores
adicionais. Orientar as decisões devido aos fatores externos, ambientais e
sociais, O que conta não é ser o primeiro a pensar e ter uma ideia
revolucionária, mas sim o primeiro a identificar uma necessidade de mercado e
saber como atendê-la e aplica-lá, antes que outros o façam. Sempre detectar uma
oportunidade. Não significa que uma ideia revolucionária não seja capaz de dar
início a empresas de sucesso.
Pesquisa de Mercado
È uma arma de inovação utilizada pelo empreendedor
para se ter uma visão ampliada da necessidades do consumidor e assim surgir
novas ideias e oportunidades. A pesquisa de mercado é uma busca minuciosa
para a averiguação da realidade. Investigação e estudo, minucioso e sistemático,
com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo
qualquer do conhecimento. Inclui fatos referentes aos problemas relacionados à
transferência e venda de mercadorias e serviços do produtor ao consumidor. A
pesquisa pretende agir e pensar como o consumidor; Uma boa pesquisa parte de
princípios como, o olhar atento, as questões objetivas visando sempre uma
reposta mais clara, criar a segurança da pesquisa, ou seja, a veracidade daquilo
que precisa ser analisado.
Existem 3 tipos de pesquisa de mercado:
Qualitativas:
Pesquisa
mais profunda, quando prospectamos razões pessoais, quando procuramos descobrir
motivações, entender o que está oculto, o que está por trás de um hábito, de um
costume, de um procedimento. Requerem disponibilidade e tempo do pesquisado e
do pesquisador e uma analise mais cuidadosa e perspicaz.
Quantitativas:
A quantidade das respostas oferecerá consistência para nossas decisões, ou
seja, o maior numero de opiniões gera a resposta. São feitas quando as questões
são simples, imediatas, sem profundidade. Utilizam-se perguntas
fechadas, alternativas e bem definidas.
Mistas:
Em muitos casos poderá ser conveniente ter quantidade e explorar com
profundidade. Então, combinam-se os dois tipos anteriores. É importante que a
empresa conheça muito bem o mercado onde atua ou pretende atuar, pois só assim
conseguirá estabelecer uma estratégia de marketing vencedora. Esta seção do
plano de negócios deve ser a primeira seção a ser elaborada, pois dela
dependerão todas as outras. A análise da concorrência é de suma importância em
qualquer plano de negócios. Um bom roteiro para a análise de oportunidades
riscos do mercado pode ser o apresentado e conhecer tudo ao seu redor.
Lembrando também que essas pesquisas são verdadeiras
reveladoras de ameaças e oportunidades, no entanto é preciso reconhecer os seus
pontos fracos e fortes, para que assim a possíveis ameaças sejam sobressaídas.
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