segunda-feira, 4 de março de 2013


Resenha do 1°artigo sobre empreendedorismo

Palavras chaves: Analises, oportunidades, inovação, riscos e mercado.

Segundo Dolabela (2006) "empreendedorismo não é um tema novo ou modismo: existe desde sempre, desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar as relações do homem com os outros e com a natureza".O Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que juntos, levam à criação de ideias e transformações em oportunidades e através da sua perfeita aplicação leva à criação de negócios de sucesso.

O empreendedorismo tem sido um conceito que vem se difundindo muito no Brasil, pelo fato do surgimento das pequenas empresas,sua preocupação e suas necessidades de crescer frente ao mercado, já nos Estados Unidos, o conceito de empreendedorismo tem maior impacto devido ao forte capitalismo.

 Após várias tentativas de estabilização da economia e da imposição advinda do fenômeno da globalização, as grandes empresas tiveram de procurar alternativas para aumentar a competitividade, reduzir os custos e manter-se no mercado. A ênfase ao empreendedorismo surge muito mais como consequência das mudanças tecnológicas e sua rapidez, e não apenas como um modismo. Por isso o momento atual pode ser chamado de era do empreendedorismo, Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem uma motivação singular, apaixonadas pelo que fazem e não se contentam em ser apenas mais uns na multidão, querem ser reconhecidos e admirados pelo seu trabalho, querendo deixar um legado. O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados,é extremamente atento as novidades e conta com uma visão muito sistemica. Em qualquer definição de empreendedorismo encontram-se pelo menos, os seguintes aspectos referentes ao empreendedor: Iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz. Um dos principais atributos  do empreendedor é  identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Deve saber introduz inovações em uma organização, provocando o surgimento de valores adicionais. Orientar as decisões devido aos fatores externos, ambientais e sociais, O que conta não é ser o primeiro a pensar e ter uma ideia revolucionária, mas sim o primeiro a identificar uma necessidade de mercado e saber como atendê-la e aplica-lá, antes que outros o façam. Sempre detectar uma oportunidade. Não significa que uma ideia revolucionária não seja capaz de dar início a empresas de sucesso.

Pesquisa de Mercado

È uma arma de inovação utilizada pelo empreendedor para se ter uma visão ampliada da necessidades do consumidor e assim surgir novas ideias e oportunidades. A pesquisa de mercado é uma busca minuciosa para a averiguação da realidade. Investigação e estudo, minucioso e sistemático, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer do conhecimento. Inclui fatos referentes aos problemas relacionados à transferência e venda de mercadorias e serviços do produtor ao consumidor. A pesquisa pretende agir e pensar como o consumidor; Uma boa pesquisa parte de princípios como, o olhar atento, as questões objetivas visando sempre uma reposta mais clara, criar a segurança da pesquisa, ou seja, a veracidade daquilo que precisa ser analisado.

Existem 3 tipos de pesquisa de mercado:

Qualitativas: Pesquisa mais profunda, quando prospectamos razões pessoais, quando procuramos descobrir motivações, entender o que está oculto, o que está por trás de um hábito, de um costume, de um procedimento. Requerem disponibilidade e tempo do pesquisado e do pesquisador e uma analise mais cuidadosa e perspicaz.

Quantitativas: A quantidade das respostas oferecerá consistência para nossas decisões, ou seja, o maior numero de opiniões gera a resposta. São feitas quando as questões são simples, imediatas, sem profundidade. Utilizam-se perguntas fechadas, alternativas e bem definidas.

Mistas: Em muitos casos poderá ser conveniente ter quantidade e explorar com profundidade. Então, combinam-se os dois tipos anteriores. É importante que a empresa conheça muito bem o mercado onde atua ou pretende atuar, pois só assim conseguirá estabelecer uma estratégia de marketing vencedora. Esta seção do plano de negócios deve ser a primeira seção a ser elaborada, pois dela dependerão todas as outras. A análise da concorrência é de suma importância em qualquer plano de negócios. Um bom roteiro para a análise de oportunidades riscos do mercado pode ser o apresentado e conhecer tudo ao seu redor.

Lembrando também que essas pesquisas são verdadeiras reveladoras de ameaças e oportunidades, no entanto é preciso reconhecer os seus pontos fracos e fortes, para que assim a possíveis ameaças sejam sobressaídas.


Por Luiz Vinicius

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