segunda-feira, 4 de março de 2013

Resenha Do 3° Artigo Sobre Empreendedorismo
AS TRANSFORMAÇÕES ATUAIS DOS AMBIENTES DE NEGÓCIOS.
Estratégia
Segundo Cavalcante. A estratégia é uma ferramenta muito poderosa, que envolve um conjunto de regras para uma futura tomada de decisão, ela aplicada corretamente faz com que os objetivos da organização sejam alcançados mais rapidamente.
Segundo Porter (1986) “a essência da formulação da estratégia para a abordagem competitiva é relacionar uma empresa ao meio ambiente competitivo [...]”.
Conforme o dito de Porter para estipular a estratégia tem que saber o ambiente de competitivo que a empresa irá atuar e visualizar o objetivo, a estratégia não é apenas planejar, mas pensar e agir.
Cenário é um conjunto de características do ambiente externo que podem influenciar e interferir na estratégia na vantagem competitiva da organização, para analisar o cenário a organização precisa ter um pensamento qualitativo e quantitativo, com esse pensamento podemos projetar o futuro da empresa com uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Apesar disso muitas pessoas confundem cenários com previsões, pois previsões é simples, conhecendo-se antecipadamente os valores do ambiente, enquanto o cenário é um sistema complexo que revela sinais para que o possam ser mudados futuramente.
O assunto abordado nesse artigo nos revela que três tipos de estratégia: funcional, operacional e coorporativa; onde a estratégia funcional é traçada de acordo com o ambiente de atividade, estratégia operacional é uma linha que é traçada, para que possa conduzir o dia-a-dia da organização, por fim a estratégia corporativa junta todos os negócios da organização se dispõem a atuar, dentro dela temos três pontos relevantes para a tomada da decisão:
1º Em que tipo de mercado a empresa deve agir?
2º Qual objetivo de cada parte do mercado?
3º Como os recursos devem ser colocados para que possa ser realizado o objetivo?
Para que o projeto futuro obtenha sucesso deve ser feito um planejamento estratégico com previsões em longo prazo, mas o mesmo também tem que ser sempre atualizado com as novidades do mercado, mas sem fugir dos conceitos iniciais; missão, visão e os objetivos que constitui o ambiente organizacional.
A missão vem definida para o que a organização busca para a mesma e também para seu cliente. Visão é a maneira com que os contribuintes veem a organização e a influencia o sucesso e o crescimento dela. Objetivo é definir as situações cobiçadas em termo de clientes e mercados, produtos e serviços, vantagens competitivas, participação no mercado e desempenho econômico e financeiro.
Estrutura organizacional é a definição de com a empresa se organiza e realiza seus serviços internos e externos. Com isso podemos afirmar que para elaborar uma estratégia, é necessário que tenha uma estrutura estável para que a mesma possa se adequar ao ambiente em que será implantada.

Por Vinicius Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário