segunda-feira, 4 de março de 2013


Empreendedorismo 2° Artigo: a necessidade de se aprender a empreender
 
 
INTRODUÇÃO

 

Empreendedorismo é muito objetivo todos parecem conhecer, mas não conseguem definir realmente o que é. Isso  deve acontecer por conta das diferenças sobre o assunto, ou por se tratar de uma novidade principalmente em nosso País, onde o tema teve mais conhecimento a partir da década de 90. Empreendedorismo vem ao processo de privatização das grandes estatística do mercado interno para uma concorrência externa ou interna depende da empresa. A grande importância de desenvolver empreendedores que ajudem o país no crescimento e gere uma boa possibilidade de trabalho, uma boa renda e maiores investimentos. A partir dai este artigo propôs apresentar o que é o empreendedorismo, o seu histórico, suas características de um empreendedor e a diferença entre o empreendedor e o administrador, destacando a importância de assumir ambos os papéis.
 

EMPREENDEDORISMO: HISTÓRICO

 

A palavra empreendedorismo surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir.

Tanto que no início do século XIX aceitou o empreendedor como um indivíduo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa produtividade para outra de maior produtividade e retorno, esses indivíduos são os agentes de mudança na economia.

Posteriormente, Peter Ferdinand Drucker, considerado “o pai da administração moderna”, descrevendo os empreendedores como aqueles que aproveitam as oportunidades para criar as mudanças. Os empreendedores não devem se limitar aos seus próprios talentos pessoais e intelectuais para levar a cabo o ato de empreender, mas mobilizar recursos externos, valorizando a interdisciplinaridade do conhecimento e da experiência, para alcançar seus objetivos.

O conceito de empreendedorismo está também muito relacionado aos pioneiros da alta tecnologia do Vale do Silício, na Califórnia. Ainda nos EUA, o Babson College tornou-se um dos mais importantes polos de dinamização do espírito empreendedor com enfoque no ensino de empreendedorismo na graduação e pós-graduação, com base na valorização da oportunidade e da superação de obstáculos, conectando teoria com a prática, introduzindo a educação para o empreendedorismo através do currículo e das atividades extracurriculares.


CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR

 
Uma pessoa empreendedora precisa ter características diferenciadas como originalidade, flexibilidade e facilidade nas negociações, tolerar erros, ter iniciativa, ser otimista, ter auto-confiança e ter intuição e ser visionário para negócios futuros. Um empreendedor é um administrador, necessita ter conhecimentos administrativos, ter uma política para a empresa, ter diligência, prudência e comprometimento.

 

O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

 

O empreendedorismo no Brasil ganhou força no Brasil a partir de 1990, com a abertura da economia que propiciou a criação de entidades como SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e SOFTEX (Sociedade  Brasileira  para  Exportação  de  Software). Antes desse momento o termo empreendedor era desconhecido, e a criação de pequenas empresas era limitado e econômico do País. Isso não significa que não existiram empreendedores, porém muitos deles atuaram em um cenário obscuro, deram o possível de si, mesmo sem conhecer a parte financeira, marketing, organização e outros conteúdos da empresa.

O SEBRAE transmite entre os pequenos empresários brasileiros, com finalidade de informar e dar o suporte necessário para abertura de uma empresa, bem como acompanhar através de consultorias seu andamento, solucionando pequenos problemas do negócio.  Este  órgão  está  de  certa  forma,  implantando  a  cultura  empreendedora  nas universidades brasileiras, ao promover em parceria com outros países, o Desafio SEBRAE, uma competição entre acadêmicos de várias nacionalidades, que têm como tarefa, administrar uma empresa virtual.

A SOFTEX foi criada para ampliar o mercado das empresas de software através da exportação e incentivar a produção nacional, para isso foram desenvolvidos projetos para a capacitação em gestão e tecnologia dos empresários de informática. Além de mover o desenvolvimento de tecnologia nacional, essa  entidade conseguiu através de seus programas, se popularizarem no País e o termos como plano de negócio, que até então eram ignorados pelos empresários.

 

ADMINISTRADOR x EMPREENDEDOR
Quando se compara o papel e função do administrador com o do empreendedor vemos muita semelhança entre ambos, isto é, o empreendedor é um administrador mais com alguns pontos convergentes em relação à média dos gerentes ou executivos, pois os empreendedores são mais visionários do que a maioria dos gerentes comuns.
O administrador se enquadra no mundo corporativo. Ele está mais relacionado aos processos gerenciais, à solução de conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a empresa. Enquanto que, o empreendedor nem sempre se faz presente nas corporações e ainda privilegia as pessoas como fonte de obtenção de resultado é uma pessoa que tem coragem para ousar, talvez abrir um novo empreendimento, fazer algo ou criar uma ideia nunca vista antes. Um empreendedor está sempre com foco em futuro e o administrador, principalmente no presente, seria impossível escolher um destes perfis como melhor que o outro, Afinal o ideal é que todo administrador seja empreendedor e vice-versa, porém isso nem sempre se faz necessário, depende da posição que o sujeito ocupa numa empresa, do ideal de vida, do planejamento para seu patrimônio entre outras motivações. A palavra estratégia define bem o empreendedor e para definir administrador seria planejamento e controle. , não se pode fazer uma comparação direta entre um gerente tradicional e um administrador, isso seria ofensivo para o segundo, visto que o administrador não deve ser tradicional, pois o ambiente sob o qual administra muda e exige mudanças rápidas e contínuas, portanto apesar de algumas características serem similares existe um abismo entre gerentes tradicionais e administradores.
De acordo com o tema apresentado conclui-se o conceito de empreendedorismo não teve grande variação no tempo e que existe, normalmente, uma confusão entre empreendedores e administradores, porém que tendo em vista a perspectiva futura, se faz necessário para todos nós adquirirmos um pouco das características do empreendedorismo, não só na vida profissional, mas sim no nosso dia-a-dia, pois a sociedade está carente de pessoas inovadoras, flexíveis e criativas. Porém, o ideal é não ficar preso a só um papel, afinal vivemos em um mundo globalizado, no qual quanto mais habilidade se possui melhor as chances de se chegar ao topo.
 
 
Por Janice Martins e Jaqueline Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário