domingo, 16 de setembro de 2012

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico

Estratégia
Trata-se no pensar no futuro, processo decisivo, com base em um procedimento formalizador e articulador de resultados - tem origem grega STRATÈGÓS (exército, liderança,ou melhor " a arte do general"). Bem a estratégia  pode ser resumida em duas palavras chaves: PENSAR e AGIR.Pois a estratégia é nada mais que uma economia de forças e liberdade de ação para criar qualquer plano.
A estratégia vem sendo usada a mais de 2000 anos pelos generais dos exércitos da Grécia antiga e para eles a estratégia era a " arte da vitória".Nas antigas guerras samurais do período Sengoku,os grandes mestres samurais armavam estratégias para que seus subordinados pudessem lutar e ao mesmo tempo ter um plano para não haver varias mortes.
Obs: Era Sengoku: uma das eras mais conturbadas da historia do Japão caracterizada pelas grandes guerras e os poderosos samurais e seus clãs   
Planejamento
É preciso que haja planos para que a organização tenha seus objetivos e para que se estabeleça a melhor maneira de alcança-los. Além disso, os planos permitem que a organização consiga e aplique os recursos necessários para a consecução de seus objetivos.
Os primeiros passos do Planejamento envolvem a seleção de objetivos para a organização. Depois, estabelecem-se objetivos para as subunidades da organização - suas divisões, seus departamentos, e assim por diante. Uma vez determinados os objetivos, estabelecem-se programas para sua consecução de maneira sistemática. É claro que, na seleção dos objetivos e no estabelecimento dos programas, o administrador leva em conta sua viabilidade e se eles poderão ser aceitos pelos administradores e pelos empregados da organização.

Planejamento Estratégico

Planejamento estratégico é o processo de seleção dos objetivos de uma organização. É a determinação das políticas e dos programas estratégicos necessários para se atingir objetivos específicos rumo à consecução das metas: e o estabelecimento dos métodos necessários para assegurar a execução das políticas e dos programas estratégicos.
Planejamento estratégico é o processo de planejamento formalizado e de longo alcance empregado para se definir e atingir os objetivos organizacionais.

Planejamento estratégico é o processo através do qual a empresa se mobiliza para atingir o sucesso e construir o seu futuro, por meio de um comportamento proativo, considerando seu ambiente atual e futuro.



Processo - Planejamento é um processo, sendo portanto permanente, vivo, dinâmico, capaz de incorporar as mudanças do ambiente. Deve durar enquanto a empresa existir.
Mobiliza - Este processo aglutina forças e mobiliza a empresa como um todo, em direção ao sucesso.
Construir o futuro - Planejar não é prever ou advinhar o futuro, mas sim construí-lo. A empresa,  mais do que o direito, tem o dever de escolher seu futuro e mobilizar suas forças para construí-lo.
Comportamento proativo - Para a empresa construir o futuro desejado, não basta reagir. É fundamental proagir (ato de antecipar, fazer acontecer, em vez de esperar que aconteça).
Ambiente - O ambiente é a principal fonte de vida para uma empresa, portanto o planejamento estratégico deve enfatizar a sintonia entre a empresa e seu ambiente.


Planejamento Presente e Planejamento futuro



Planejamento Presente 
Planejamento Futuro
Enfoque
Problemas operacionaisSobrevivência e desenvolvimento a longo prazo
Objetivo
Lucros atuaisLucros futuros
Restrições
Ambiente de recursos atuaisAmbiente de recursos futuros
Recompensas
Eficiência, estabilidadeDesenvolvimento do potencial futuro
Informações
Ramo de atividade atualOportunidades futuras
Organização
Burocrático/ estávelEmpresarial/flexível
Liderança
ConservadoraInspira mudança radical
Solução de problemas
Reage, confia na experiência passadaPrevê, descobre novas orientações
Baixo risco
Maior risco


Como podemos ver na tabela a cima o planejamento presente oferece menor risco nas empresas, mas quando ela chega em um determinado ponto ela para de crescer e não se desenvolve, mas no entanto o planejamento futuro apresenta o maior risco mas ela não para de se desenvolver e cresce ainda mais.
                             
                                    Do Planejamento à Projeção Futura
 
Planejar é a palavra apropriada para se projetar um conjunto de ações para atingir um resultado claramente definido, é preciso algo mais que planejamento. É necessário um processo de raciocínio que seja explorador e não determinístico. Albrecht (1994) o chama de projeção futura. Os documentos que são elaborados fazendo com que se sigam os planos em vez de explorar novas oportunidades.assim como as previsões podem criar ilusões.
Planejar é, portanto algo muito difícil de fazer, mas se faz necessário para o futuro e o sucesso de uma grande empresa.

O que devemos fazer no Planejamento?
-Devemos definir resultados ou metas, determinar ações, reservar recursos, visar alvos definidos.
-Pensar, organizar, executar planos para que um quebra-cabeça seja montado para obtermos o resultado esperado.


O que devemos fazer na projeção do futuro?
-Dominar as "ondas de choque" (ALBRECHET, 1994), Explorar tendências, gerir acontecimentos, monitorar os indicadores críticos.
 
O planejamento e a projeção futura são dinâmicos e precisam estar sempre atualizados.Para uma empresa ser bem sucedida é preciso planejar tanto como projetar e isso exige líderes que dominem as duas tarefas
 
Conceito de Administração Estratégica
O estudo de Administração Estratégica teve sua forma definida pela primeira vez após a Fundação Ford e a Carnegie Corporation patrocinarem nos anos 50. Tal curso deveria ter caracteristicas muito distintas, como marketing e finanças, enfatizaria o desenvolvimento de conhecimentos na identificação, análise e solução de problemas domundo real em amplas e importantes áreas de negócios.
O conceito de Administração estratégica tem evoluido e continuará a evoluir com resultado, é perceptível a falta de concenso sobre o significado preciso do termo, admistração estratégica é executada em muitas organizações atualmente, e muitas delas se beneficiam de forma significativa.
Definida como umprocesso contínuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente.

As etapas da Administração Estratégica

Etapa 1- Execução de uma análise do ambiente

O processo de monitorar o ambiente organizacional para identificar os riscos e as oportunidades presentes e futuras, o ambiente organizacional encerra todos os fatores, tanto internos como externos, que podem influenciar  o progresso obtido através da realização de objetivos da organização.

Etapa 2 - Estabelecimento de uma diretriz organizacional

Há dois indicadores principais de direção para os quais uma organização é levada: a MISSÃO e os objetivos organizacionais. A missão organizacional é a finalidade de uma organização ou a razão de sua existência. Os OBJETIVOS são as metas da organização.
Há também outros dois indicadores de direção que atualmente, as empresas estabelecem: a VISÃO, que é o que a empresas aspiram a ser ou se tornar, e os VALORES, que expressam a filosofia que norteia a empresa e a que a diferencia das outras.

Etapa 3 - Formulação de uma estratégia organizacional 

É definida como um curso de ação com vistas a garantir que a organização alcance seus objetivos. O enfoque central está em como lidar satisfatoriamente com a concorrência. Assim que o ambiente tenha sido analisado e a diretriz organizacional estipulada, a administração é capaz de traçar cursos alternativos de ação  em um esforço conhecido para assegurar o sucesso da organização. 

Etapa 4 - Implementação da Estratégia 

Coloca-se em ação as estratégias desenvolvidas logicamente que emergiram de etapas anteriores ao processo de administração estratégica. Sem a implementação efetiva da estratégia, as organizações são incapazes de obter benefícios da realização de uma análise organizacional.

Etapa 5 - Controle Estratégico

Concentra na monitoração e avaliação do processo de administração estratégica no sentido de melhorá-la e assegurar um funcionamento adequado.Fazendo correções e possíveis alterações

Abaixo segue uma representação da implementação e Formulação da estratégia :

Sucesso:Se a formulação da estratégia e a sua implementação for boa,irá gerar o sucesso da empresa e suas metas alcançadas e produtivas.
Roleta: Se a sua formulação for ruim,porém a sua implementação conseguiu ser boa,ou seja se surpreender na prática,é sinônimo de "roleta" que é nada mais que sua estratégia gerará resultados,porém não acima do esperado,o que dará produtividade mas não a meta certa.
Problemas: Se a formulação for boa,mas a implementação não,vai gerar problemas,o que precisa ser novamente implantado para que não gere prejuízos.
Fracasso: Se a implementação e a formulação forem ruins,sinal que irá haver fracasso e se precisa fazer correções o mais rápido possível



Conclusão 

Procuramos destacar a importância do planejamento estratégico dentro do processo de ADM estratégica colocando-o como ferramenta útil para a gestão das organizações. Foram descritos alguns conceitos importantes sobre ADM estratégicas, visão e gestão estratégica que em muito podem contribuir para a reflexão dos administradores, e que estão diretamente relacionados ao processo de planejamento estratégico.
O planejamento estratégico, mais que um documento estático, deve ser visto como um instrumento dinâmico e gestão, que contém decisões antecipadas sobre a linha de atuação a ser seguida pela organização no comprimento de sua missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário