quarta-feira, 22 de agosto de 2012

FLUXOGRAMA DE PRODUÇÃO 

Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. É uma das Sete ferramentas da qualidade. Muito utilizada em fábricas e industrias para a organização de produtos e processos
No fluxograma de produção é designado uma representação gráfica de todos os percursos ou caminhos percorridos para se fazer o produto,desde sua pesquisa até sua embalagem em estocagem.Pode ser conhecido por 3 palavras-chaves:
-Visão Ampla: Mostra todos os processos necessários em um só plano 
-Objetividade: Mostra de maneira objetiva para que todos os funcionários entenda rapidamente e já comecem a produzir 
-Divisão Estratégica: Todos os setores divididos para melhor aprimoramento da produção 

Por ser necessariamente um esquema de produção,deve sempre se focar na fácil compreensão para melhor aceitação e produtividade.
O fluxograma sempre possui um início, um sentido de leitura, ou fluxo, e um fim. Alguns símbolos básicos são usados na construção de qualquer fluxograma porém eles podem variar. Veja abaixo algumas definições básicas:



E a seguir um exemplo geral de fluxograma de produção



Todo fluxograma tem um inicio,então a partir dai se faz uma pesquisa de mercado e ai passa para um processo de como será o produto.Depois de uma análise e decidido o produto,é comprado a matéria prima e assim vem a criação do molde do produto,então se começa a produção em escala,produzindo o necessário;Após toda produção e feito o acabamento e já passa para a revisão,se no processo da revisão,o produto houver falhas ele volta para acabamento e é corrigido o produto.
Depois de corrigido ou então revisado,o produto é levado á separação que trata-se de por o produto em ordem e então chegamos ao produto final.Produto já pronto,ele é divido por unidades para a fácil estocagem,então é embalado e chega ao estoque.

Agora um exemplo de fluxograma de produção de camisetas
Nesse fluxograma,como já dito é focado na produção e objetividade,então é descritos somente os processos da produção geral sem fatores externos.
O inicio desse fluxograma já se refere á uma pesquisa de mercado,ou seja,é elaborado como vai ser feita a camisa,levando em conta a estação,a moda e o gosto popular.Então é escolhido a cor e o tecido,logo depois é feito o molde da camiseta,comprado a matéria-prima,feito o corte e a costura que são processos mais simples e fáceis,então se chega ao processo de caseamento e pregação que é a junção das peças da camiseta(como no caso de blusas e camisetas de manga comprida que os braços e o gorro são caseados)e assim pregados que é a união e colocação dos botões.Feito tudo isso,parte para o acabamento e a revisão,novamente se o produto estiver com cortes ou falhas volta pro acabamento e assim até se aprovado na revisão.Então a camiseta e passada e dobrada,produto pronto,é embalada e por fim estocada para venda 

Assim depois de mostrados os passos desse fluxograma,pode-se concluir que,a produção deve ser sempre atingida pela objetividade e visão ampla para que possa ser vista a melhor maneira de produzir mais e mais rápido.
"O fluxograma é como uma fotografia" pois pode ser vista e analisada sendo que todo seu projeto esta mostrado ali mesmo o que torna fácil para correções e analises 


Nenhum comentário:

Postar um comentário