terça-feira, 26 de junho de 2012


A gestão de qualidade
 Um pouco da sua história 
A gestão da qualidade total é uma estratégia de administração orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais. O TQM (Total Quality Management) tem sido amplamente utilizado em indústrias, educação, governo e serviços. Chama-se total porque o seu objetivo é a implicação não só da empresa inteira mais também a organização estendida: fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. A gestão de qualidade é composta de estágios.Tanto qualidade quanto manutenção são qualificadas de total porque cada empregado participa e é diretamente responsável pela realização dos objetivos da empresa. A Toyota (Japão) foi primeira a empregar a gestão de qualidade . No fordismo, ao contrário da gestão de qualidade, esta responsabilidade é limitada à gerência. Na gestão de qualidade os funcionarios possuem uma maior gama de qualificações. Então a há comunicação organizacional em todos os níveis que torna-se uma peça chave da estrutura da empresa.
Foi baseada no fato de que antigamente, os consumidores sempre tiveram o cuidado de inspecionar os Bens e serviços que recebiam em uma relação de troca. Essa preocupação caracterizou a chamada era da inspeção, que se voltava para o produto acabado e verificava sua qualidade, ou seja, se ele era defeituoso. A era do controle estatístico surgiu com o aparecimento da produção em massa, traduzindo-se na introdução de técnicas de Amostragem e de outros procedimentos de base estatística, bem Como, em termos organizacionais, no aparecimento do setor de Controle da qualidade.

Sistemas da qualidade foram pensados, esquematizados, melhorados e implantados desde a década de 30 Nos Estados Unidos e, um pouco mais tarde (anos 40), no Japão e Em vários outros países do mundo.
A partir da década de 50, surgiu a preocupação com a gestão da.
Qualidade, que trouxe uma nova filosofia gerencial com base no.
Desenvolvimento e na aplicação de conceitos, métodos e técnicas.
Adequados a uma nova realidade.

A qualidade deixou de ser um aspecto do produto e responsabilidade apenas de departamento específico, e passaram a ser um problema da empresa, abrangendo, como tal, todos os aspectos de sua operação.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, o Japão se apresenta ao
Mundo literalmente destruído e precisando iniciar seu processo de
Reconstrução. Indústrias e empresas adotaram métodos da gestão de qualidade
O Japão inicia, então, sua revolução Gerencial silenciosa, que se contrapõe, em estilo, mas ocorre paralelamente, à revolução tecnológica “barulhenta” do Ocidente e chega a se confundir com uma revolução cultural. Essa mudança silenciosa de postura gerencial proporcionou ao Japão o sucesso de potência mundial

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