A gestão de
qualidade
A gestão da
qualidade total é uma estratégia de administração orientada a criar consciência
de qualidade em todos os processos organizacionais. O TQM (Total Quality
Management) tem sido amplamente utilizado em indústrias, educação, governo e
serviços. Chama-se total porque o seu objetivo é a implicação não só da empresa
inteira mais também a organização estendida: fornecedores, distribuidores e
demais parceiros de negócios. A gestão de qualidade é composta de estágios.Tanto
qualidade quanto manutenção são qualificadas de total porque cada empregado
participa e é diretamente responsável pela realização dos objetivos da empresa.
A Toyota (Japão) foi primeira a empregar a gestão de qualidade . No fordismo,
ao contrário da gestão de qualidade, esta responsabilidade é limitada à
gerência. Na gestão de qualidade os funcionarios possuem uma maior gama de
qualificações. Então a há comunicação organizacional em todos os níveis que
torna-se uma peça chave da estrutura da empresa.
Foi baseada no fato de que
antigamente, os consumidores sempre tiveram o cuidado de inspecionar os Bens e
serviços que recebiam em uma relação de
troca. Essa preocupação caracterizou a chamada era da inspeção, que se voltava
para o produto acabado e verificava sua qualidade, ou seja, se ele era
defeituoso. A era do controle estatístico surgiu com o aparecimento da produção
em massa, traduzindo-se na introdução de técnicas de Amostragem e de outros
procedimentos de base estatística, bem Como, em termos organizacionais, no
aparecimento do setor de Controle da qualidade.
Sistemas da qualidade foram
pensados, esquematizados, melhorados e implantados desde a década de 30 Nos
Estados Unidos e, um pouco mais tarde (anos 40), no Japão e Em vários outros
países do mundo.
A partir da década de 50,
surgiu a preocupação com a gestão da.
Qualidade, que trouxe uma
nova filosofia gerencial com base no.
Desenvolvimento e na
aplicação de conceitos, métodos e técnicas.
Adequados a uma nova
realidade.
A qualidade deixou de ser um
aspecto do produto e responsabilidade apenas de departamento específico, e
passaram a ser um problema da empresa, abrangendo, como tal, todos os aspectos
de sua operação.
Logo após a Segunda Guerra
Mundial, o Japão se apresenta ao
Mundo literalmente destruído
e precisando iniciar seu processo de
Reconstrução. Indústrias e
empresas adotaram métodos da gestão de qualidade
O Japão inicia, então, sua
revolução Gerencial silenciosa, que se contrapõe, em estilo, mas ocorre
paralelamente, à revolução tecnológica “barulhenta” do Ocidente e chega a se
confundir com uma revolução cultural. Essa mudança silenciosa de postura
gerencial proporcionou ao Japão o sucesso de potência mundial
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